domingo, 24 de junho de 2018
86 99956-1389

30/12/2017 ás 20h49 - atualizada em 02/01/2018 ás 11h22

526

Redação

Luzilândia / PI

Retrospectiva 2017: Veja os principais acontecimentos que marcaram Luzilândia
Eleições, vitórias, perdas, além de outros fatos que marcaram o ano. Acompanhe!
Retrospectiva 2017:  Veja os principais acontecimentos que marcaram Luzilândia

O ano de 2017 em Luzilândia foi marcado por alguns acontecimentos que ainda hoje refletem no cenário municipal.  Política, perdas, solidariedade, esses além de outros fatos marcaram o ano. Acompanhe abaixo alguns dos principais acontecimentos de 2017 em Luzilândia.



 



Ronaldo Gomes é empossado prefeito e conquista maioria na Câmara



O prefeito Ronaldo Gomes e sua vice Jaqueline Aguiar foram empossados na madrugada  do dia 01 de janeiro em Luzilândia, juntamente com os vereadores eleitos no ultimo pleito, destes, seis votaram na chapa encabeçada pela vereadora Nazinha, mãe do então prefeito, dando a esse a maioria na câmara. A maior expectativa da noite era para o voto da vereadora Gilmara Gil, por ser amiga e ter apoiado a candidatura de Alderico Tavares, esposo da deputada Janainna Marques. Os boatos de sua adesão à chapa apoiada pelo Prefeito Ronaldo Gomes se confirmaram e ele consegue eleger sua mãe Nazinha a presidência da Câmara. Leia mais aqui



Personagem viva da história do Brasil lança livro em Luzilândia



Personagem viva da história do Brasil lança livro em LuzilândiaO livro “Meu Companheiro: 40 anos ao lado de Luís Carlos Prestes” foi relançado em Luzilândia.   A obra de Maria Prestes, esposa do homenageado, relata sua convivência com o líder histórico comunista brasileiro, Luís Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança, como foi imortalizado na obra de Jorge Amado.



Leia mais aqu



Prefeitura não paga servidores e alega desorganização da ex-gestão



Com salários atrasados, sem abonos férias e com as contas se acumulando em casa, servidores da Educação em Luzilândia enfrentam uma situação difícil no início desse ano. Sem receber o salário de dezembro, após as contas da prefeitura serem bloqueadas no fim do mandato da ex-gestão, a pedido da atual gestão, os servidores se veem impossibilitados de receber porque, segundo a assessoria Jurídica do Prefeito Ronaldo Gomes, não existe dados com informações e nenhum documento que comprove quem recebeu ou não o décimo terceiro salário.



Leia mais aqui



Gestão e ex-gestão trocam acusações sobre pagamento de salários da folha de dezembro



 



As contas da Prefeitura, com todo recursos que seria utilizado para o pagamento dos servidores, foram bloqueadas no ultimo dia 30 de Dezembro de 2016, através de uma liminar empreitada pelo Prefeito eleito junto ao Tribunal de Contas do Estado. Segundo seus assessores, como medida preventiva para garantir o pagamento dos funcionários.



Leia mais aqui



Campanhas na Web promove arrecadação para ajudar luzilandenses



A história de vida de dois irmãos gêmeos recém-nascidos está mobilizando várias pessoas da cidade de Luzilândia e até cidades vizinhas. Quem cuida das crianças é a avó materna. A família dos bebês vive em estado de pobreza extrema, e estão precisando de doação, principalmente de leite e fraldas. Após a publicação de um apelo na web, um chá de fraldas e leites foi criado na rede social Facebook para ajudar os bebês. Leia Mais



 



Rodrigo nasceu com má formação desenvolvida gravidez,  a HIDROCEFALIA, com MENINGOCELE, MIELOMENIGOCELE ESPINHA BÍFICA tem INSUFICIÊNCIA RENAL, BEXIGA NEUROGÊNICA. Por conta de todos esses problemas o Rodrigo é CADEIRANTE, AS SUAS PERNAS SE ATROFIARAM tem dificuldadesde fazer suas necessidades fisiológicas de forma natural, sua bexiga é pequena e (rompe). Leia Mais



Acusado pela atual gestão, ex-Secretário nega ter se beneficiado com dinheiro público



A atual gestão acusou o ex-secretário de saúde  Alderico Tavares de fezer um empréstimo consignado no Banco do Brasil, quando ainda era funcionário da prefeitura como secretário de saúde e médico do município e que, mesmo após afastamento, esse débito continuou sendo pago com dinheiro público. Os descontos impróprios teriam sido descobertos pela auditoria da nova administração, analisando toda a folha de pagamento e documentos bancários da prefeitura.



Leia mais aqui



Reportagem: A face invisível dos partos no hospital de Luzilândia



A situação de constrangimento de mulheres na hora do parto visto por décadas com tolerância foi relatada nessa reportagem. Por essa visão tradicional, uma certa rudeza era consequência natural da série de decisões rápidas que médicos, enfermeiros e atendentes hospitalares têm de tomar, a fim de realizar partos em sequência e evitar imprevistos. Os profissionais não poderiam ser importunados por dúvidas fora de hora ou por vontades peculiares de cada família. Não mais. Hoje, abusos são reconhecidos como tal e recebem o nome de violência obstétrica.



Leia mais aqui



Sessão tumultuada abre o ano legislativo na Câmara de Luzilândia]



Com a casa cheia, o poder legislativo iniciou seus trabalhos em uma sessão solene, na noite da sexta-feira (17/02), que foi presidida pela vereadora Nazinha (PTC), eleita presidente daquela casa, e que contou com a participação do Prefeito Municipal, Ronaldo Gomes (PTC). A sessão foi marcada pela presença de populares que a todo o momento se manifestavam, tumultuando a solenidade.



Leia mais aqui



Janainna Marques e Alderico são condenados a perderem direitos políticos



A ex-prefeita Janainna Marques e seu esposo, ex-secretário de saúde de Luzilândia, Alderico Tavares foram condenados em uma ação civil publica por improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público Federal, por ausência de informação ao INSS dos valores pagos a seus segurados empregados nos meses de 01 a 12 de 2009, quando Janainna Marques era prefeita e Alderico Tavares secretário de saúde. A sentença é Tipo "A" e datada em 24 de fevereiro de 2017.



Leia mais aqui



Corso leva centenas de pessoas às ruas de Luzilândia e se consagra



   



“Desde o início a grande ideia do Corso era reunir “gregos e troianos” sem bandeiras políticas, apenas o povo, despidos de qualquer partido”, essa foi a explicação de Julia Ribeiro do Grupo Reboque de Cultura, idealizador do Corso de Luzilândia, para o sucesso do evento que há cinco anos cresce e se consagra na cidade como um dos principais atrações do carnaval. Realizado no início da noite da segunda-feira de carnaval (27), o Corso de Luzilândia contou, como sempre, com a criatividade da população na produção de suas fantasias, algumas mais elaboradas viraram atrações instantâneas e nas suas performances tiveram que incluir a paradinha para as fotos com os “fãs”.



Leia mais aqui



Ismar Marques assume na Assembleia após acordo do PMDB com o governador



Os deputados estaduais do PMDB José Santana e Pablo Santos - que vão assumir a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e a futura Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) – abrirão vaga para os suplentes Ismar Marques (PSB) e Mauro Tapety (PMDB).



Leia mais aqui



TCE convoca Ronaldo Gomes para explicar sobre contratados irregulares



 



O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) convocou o prefeito de Luzilândia, Ronaldo Gomes, a prestar esclarecimento sobre denúncia de que, entre outras acusações, estaria contratando de forma arbitrária pessoas sem concurso público. A denúncia de desrespeito a Lei de Responsabilidade Fiscal foi encaminhada ao órgão pelo advogado Gilberto Jr, que representa no processo os concursados e convocados pela ex-gestão. O atual prefeito entrou na Justiça contra as convocações do concurso, alegando aumento irregular   dos   gastos   com   pessoal   enquanto   o   município deveria promover seu reequilíbrio financeiro. 



Leia mais aqui



Gerente do BB de Luzilândia concede entrevista e fala sobre a falta de dinheiro na cidade



Fazer saques na agência bancária do Banco do Brasil em Luzilândia tem sido uma verdadeira maratona nas ultimas semanas. A agência, que atende além da cidade outros municípios vizinhos, parece não suprir as necessidades financeiras da população e tem sido alvo de constantes protestos.  Para se ter uma ideia, do dia 24 a 01 de Março, feriado de carnaval, a população ficou sem poder sacar dinheiro  nos terminais de auto-atendimento, porque esses  estavam disponíveis somente para realizar consultas de saldos, pagamentos e transferências. Essa situação voltou à acontecer  na semana passada e as manifestações contra a agência bancária tem se espalhado nas redes sociais.



Leia mais aqui



Secretária Municipal de Saúde entrega cargo a Ronaldo Gomes em Luzilândia



A fonoaudióloga, Líbia Régis, filha do Deputado Estadual Ismar Marques, que exercia a função de Secretária de Saúde do município de Luzilândia, entregou ontem uma carta requerendo sua exoneração no Gabinete do Prefeito Ronaldo Gomes. Em três meses de mandato, essa é a terceira Secretaria em que nomeados pelo Prefeito Ronaldo Gomes entregam o cargo.



Leia mais aqui



Advogado denuncia prefeito de Luzilândia ao Tribunal de Contas



 



O prefeito de Luzilândia, Ronaldo de Sousa Azevedo, mais conhecido como Ronaldo Gomes, foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado acusado de irregularidades na contratação de pessoal sem concurso público e/ou teste seletivo, no decreto de emergência, no aumento dos salários do prefeito, vice, secretários e vereadores. A denúncia foi apresentada no dia 24 de fevereiro deste ano.



Leia mais aqui



Motociclismo: Luzilândia sedia o IV Bate e Volta



 



Luzilândia sediou este ano o IV Bate e Volta, evento que movimenta a cidade com a presença de motociclistas de várias regiões do Piauí e estados como Ceará, Maranhão e até Pernambuco. O evento é uma confraternização entre os apaixonados por motociclismo, mas também mobiliza a cidade, que participa da programação, e investe na economia local.



Leia mais aqui



Associação acusa ex-vereadora de desviar emenda para beneficiar Santa Casa de Saúde em Luzilândia



Associação acusa ex-vereadora de desviar emenda para beneficiar Santa Casa de Saúde em Luzilândia



 



A atual presidente da Associação do Assentamento Bela Vista em Luzilândia, Francisca Maria, enviou denúncia a este Site afirmando que a ex-vereadora Morgana Marques, com o apoio da ex-presidente daquela entidade, Gilvandete Otaviana da Silva, teriam articulado para que uma emenda parlamentar do deputado Federal Átila Lira, que destinava um veículo para a comunidade fosse desviada para beneficiar a Santa Casa de Saúde em Luzilândia. De acordo com a denunciante, a motivação seria política.



Leia mais aqui



Relator do TCE-PI rejeita decreto de emergência do Prefeito Ronaldo Gomes



O relator do Jaylson Fabianh Lopes Campelo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), em decisão monocrática, tomada a partir do relatório da equipe técnica que realizou uma auditória em Luzilândia, decidiu não reconhecer o Decreto de Emergência empreitado pelo Prefeito Ronaldo Gomes, pedindo reconhecimento de situação de emergência no município.  A decisão impede o município de firmar contratos, executar obras e serviços e realizar outras despesas sem licitação, com base no referido decreto de emergência.



Leia mais aqui



Gestão “Pra Frente” alega erro de digitação sobre polêmica de combustível



Publicado no Diário dos Municípios no dia 29 de março informações sobre um processo de licitação envolvendo a compra de combustíveis, derivados e outros produtos, com despesas  que chega  próximo a R$ 1 milhão de reais, de empresas contratadas no município de Socorro do Piauí, cidade no sul do estado, distante cerca de 640 quilômetros de Luzilândia. A denúncia foi publicada pelo Site Luzilândia. Net, que abertamente faz oposição a atual gestão.  Porem, de acordo com a assessoria jurídica da Prefeitura, o que houve foi um erro de digitação ao se colocar Socorro do Piauí, quando na verdade deveria ter sido colocado Luzilândia.



Leia mais aqui



Prefeito Ronaldo decide atender TCE e vai recontratar todos os exonerados do Concurso de Luzilândia



Uma reunião com representantes da Prefeitura de Luzilândia e dos concursados convocados dos editais 12 e 13 com o objetivo da reunião seria discutir o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que deu o prazo de 30 dias para que o Prefeito Ronaldo exonerasse os 74 convocados das duas ultimas chamadas do concurso público de Luzilândia, pagasse os salários atrasados referentes aos meses trabalhados e ainda readmitir esses funcionários de acordo com as necessidades do município, tendo que pagar multa caso não cumprisse a decisão do órgão.



Leia mais aqui



Lixo, vandalismo e insegurança ameaçam turismo na Praça de N.S. da Vitória



A Praça da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, localizada no Alto do Recanto entre os conjuntos habitacionais Novo Tempo e São Domingos, é considerada atualmente um dos mais belos cartões-postais de Luzilândia.  O local é bastante frequentado pela população por possuir uma beleza única, clima agradável e por proporcionar uma visão privilegiada da cidade. Porem, problemas como falta de manutenção, segurança e limpeza têm afugentado os moradores e frequentadores daquele espaço público.



Leia mais aqui



TCE nega recurso e mantém reprovação das contas de Ema Flora



 



O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) negou o pedido de recurso de reconsideração da reprovação das contas da ex-prefeita de Luzilândia, Ema Flora Barboza de Souza, no exercício do mandato de 2014. A decisão é de 20 de abril deste ano e teve como relator o conselheiro, Luciano Nunes Santos.



Leia mais aqui



Ex-prefeito Hiran Aguiar é denunciado por crime de improbidade administrativa



O Ex-prefeito Hiran Aguiar e o ex-secretário de finanças Raimundo Nonato de Aguiar Neto, seu filho, foram denunciados por crimes de improbridade administrativa da sua gestão de pouco mais de dois meses em 2011. 



Leia mais aqui



Vereadores da base aliada aprovam aumento de taxa de energia. População protesta!



 



Os vereadores da base aliada do Governo Municipal aprovaram, na Câmara Municipal de Luzilândia, em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o prefeito Ronaldo Gomes aumentar a taxa de iluminação Pública. A votação do Projeto não teve o apoio da bancada de oposição, que tentou sem êxito barrar o projeto.



Leia mais aqui



Ex-prefeito de Luzilândia José Aguiar Marques é condenado a 2 anos de prisão



O ex-prefeito de Luzilândia, José Aguiar Marques, irmão do deputado Ismar Marques (PSB), foi condenado pela Justiça Federal a 2 anos e 8 meses de prisão acusado pelo Ministério Público Federal de desenvolver clandestinamente atividades de radiodifusão. A sentença foi dada em 14 de junho deste ano pelo juiz Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, que converteu a pena privativa de liberdade em restritiva de direitos na modalidade de prestação de serviços à comunidade ou entidade publica a ser designada pelo juízo da execução, consistente na atribuição de tarefa gratuita ao condenado peloprazo de 970 horas.



Leia mais aqui



Morre vítima de infarto o luzilandense irmão Pimba



Francisco Carlos Gomes da Silva, o conhecido Irmão Pimba, faleceu vítima de um infarto fulminante. De acordo com as informações, Irmão Pimba estava em visita na residência do amigo Chico Brito, quando sentiu uma forte dor,  foi socorrido às pressas, mas não resistiu ao infarto.



Leia mais aqui



Gestão de Ronaldo Gomes criará projeto de distribuição de renda para famílias carentes



A administração pública municipal, na gestão construir e servir, divulgou em seu site oficial que o prefeito Ronaldo Gomes está se empenhando para, em breve, criar uma renda mínima que assista famílias desprovidas de qualquer tipo de provento. Isto será conduzido através de  convênios com órgãos do Governo Estadual e Federal.



Leia mais aqui



Moradores denunciam constante falta de água em Luzilândia



Moradores do município de Luzilândia denunciam a falta de água nas torneiras quase todos os dias na cidade. Segundo as denúncias, alguns bairros estão sem o abastecimento há dias e os moradores precisam procurar soluções próprias para terem água para as necessidades mínimas como cozinhar e tomar banho. Mesmo assim, as contas de água continuam a chegar, não há mudanças nos valores das taxas e os moradores reclamam ainda da falta de informação por parte da Agespisa



Leia mais aqui



AFFEL leva título de Campeã no Campeonato Luzilandense de Futebol Feminino



AFFEL leva título de Campeã no Campeonato Luzilandense de Futebol Feminino



Um campeonato considerado histórico para o futebol feminino em Luzilândia teve sua grande final realizada neste domingo (30) no Estádio Municipal Raimundo Marques. As duas melhores equipes, AFFEL (Associação de Futebol Feminino Luzilandense) e Luzilândia FC disputaram em uma partida acirrada o título do Campeonato Luzilandense de Futebol Feminino.



Leia mais aqui



Vereador acusa assessor de Ronaldo Gomes de criar perfil falso para atacar desafetos políticos



 



O vereador Fernando Aguiar (PMDB) usou a tribuna da Câmara de vereadores na noite desta sexta (06) para, entre outras coisas, denunciar o perfil “Fake” que teria sido criado por um dos assessores do Prefeito Ronaldo Gomes para denegrir a imagem de terceiros. O Perfil da rede social Facebook “Justiceiro Negro” fez várias postagens contra o vereador Fernando Aguiar, depois que este anunciou que estava deixando a liderança do Governo Ronaldo Gomes (PTC).



Leia mais aqui



Parecer do TCE vê inconstitucionalidade no aumento de salários dos agentes políticos em Luzilândia



O Procurador do Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Dr. Márcio André Madeira de Vasconcelos, suscitou inconstitucionalidade nas Leis Municipais  N°s 31/2016 e 32/2016, que sancionou o aumento de salários do Prefeito, vice-prefeita, secretários municipais e vereadores pela câmara de vereadores ano passado, quando o atual prefeito Ronaldo Gomes era vereador e presidente do Legislativo municipal. A leitura do parecer do MP do TCE-PI se deu no ultimo dia 14 de novembro, um dia  após a assessoria da gestão “Construir e Servir” divulgar a decisão do prefeito em diminuir em 15% seu salário, da vice e secretários alegando crise financeira no município.



Leia mais aqui



Por unanimidade vereadores votam pela mudança do nome do Terminal Rodoviário de Luzilândia



Por unanimidade vereadores votam pela mudança do nome do Terminal Rodoviário de Luzilândia



 



Foi aprovado por unanimidade na sessão da câmara de vereadores de Luzilândia, nesta sexta (24), o Projeto de Lei  que pede a mudança do nome do Terminal Rodoviário dos Ipês de Luzilândia para Irmãos Rêgo.  O atual nome da Rodoviária foi escolhido na gestão da ex- prefeita, Ema Flora, que no fim do ano passado inaugurou o terminal.



Leia mais aqui



Ação Popular pede anulação do aumento da taxa de iluminação pública em Luzilândia



Uma Ação Popular foi ajuizada na Comarca de Luzilândia pedindo a anulação do aumento da taxa de iluminação pública (COSIP) aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Ronaldo Gomes (PTC). A ação popular foi ajuizada  pela professora Maria de Deus Lopes Sousa, através do advogado Gilberto de Simone Júnior.



Leia mais aqui



Polêmica em Luzilândia: Gestão de Ronaldo Gomes pinta obra de arte de azul e recebe críticas



O memorial ao Pescador, obra de arte localizada às margens do Rio Parnaíba, no complexo Ribeirinha em Luzilândia, assinada pelo artista plástico Hostyano Machado, está sendo restaurada pela gestão do Prefeito Ronaldo Gomes, mas um detalhe na obra tem recebido bastantes críticas por descaracterizar a arte original. A obra construída com ferro cru está recebendo tinta azul em algumas partes de sua estrutura.  A Colônia de Pescadores de Luzilândia emitiu Nota de Repúdio  as alterações, para eles, “grotescas” feitas no Monumento.



Leia mais aqui



Polêmica entre Prefeito ROnaldo Gomes e Janainna Marques  sobre realização de festa popular  no Complexo da Igreja Matriz em Luzilândia



 



Após ter a festa cancelada por decisão da Juíza Mariana Cruz Almeida, na Praça da Igreja Matriz de Luzilândia, a deputada Janainna Marques recorreu ao Tribunal de Justiça do Piauí para cassar a liminar da juíza e fazer a festa na Praça de Santa Luzia. Com a decisão positiva à realização da festa o advogado Gilberto de Simone Jr. Divulgou a notícia nos grupos do WhatsApp.



Leia mais aqui



Milagre de Natal: Grave acidente em Luzilândia deixa quatro feridos​



Um grave acidente ocorrido deste domingo (24/12) causou espanto em que passou esta manhã na Av.  João Batista Pinto, próximo à capela de Luzia Cortada em Luzilândia. Um carro Corolla de cor azul metálico, que segundo testemunha vinha em alta velocidade sentido Av. Domingos Marques, perdeu o controle e bateu na traseira de um Hillux preta, que estava estacionada à metros do  cruzamento das avenidas,  e que arrastada bateu no muro de uma residência.



Leia mais aqui



Prefeito Ronaldo Gomes pede à Câmara suplementação de verba para fechar as contas de 2017​http://www.clicaluzilandia.com.br/noticia/1642/prefeito-ronaldo-gomes-pede-a-camara-suplementacao-de-verba-para-fechar-as-contas-de-2017



A Câmara de Vereadores de Luzilândia aprovou na noite da ultima quarta-feira (27), por 6 X 1 votos, pedido para a aprovação de crédito suplementar retroativo ao orçamento do ano no valor de R$ 4,3 milhões. O projeto, enviado pelo prefeito Ronaldo Gomes (PTC) no início do mês de dezembro, tem efeitos a partir de 01 de novembro de 2017 e rendeu novo impasse entre a Administração municipal e a oposição na Casa.



Retrospectiva do Clica Luzilândia/ Paula Andréas


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium