Terça, 16 de outubro de 2018
86 99956-1389
Piauí

27/11/2017 ás 22h17 - atualizada em 28/03/2018 ás 15h58

372

Edição Paula Andréas

Luzilândia / PI

Cura de câncer pode ser novo milagre atribuído a Dom Inocêncio no Piauí
A suposta cura de câncer e arquivos secretos podem ajudar na canonização de Dom Inocêncio.
Cura de câncer pode ser novo milagre atribuído a Dom Inocêncio no Piauí

A cura de um câncer diagnosticado no padre Herculano Negreiros pode ser o novo milagre incluído no processo de canonização de Dom Inocêncio López Santamaria. O bispo viveu no sertão do Piauí combatendo a fome, a seca e o analfabetismo e pode virar santo após conclusão do processo iniciado no fim do ano passado.


Em dezembro de 2016, o bispo entrou para lista de “servo de Deus” assim como Dom Helder Câmara, arcebispo de Recife (PE), Odete Vidal de Oliveira (Odetinha) e Zilda Arns. Todos vão passar por uma análise criteriosa da igreja Católica para serem beatos [se houver a confirmação de um milagre], e em seguida declarados santos [se comprovados dois milagres].


Cura do Câncer


Padre Herculano já foi prefeito de São Raimundo Nonato, e conviveu com Dom Inocêncio no início de sua vida religiosa. Em contato com o provincial da Ordem Mercedária do Brasil, frei Rogério Soares, o padre relatou a cura de um câncer após intercessão de Dom Inocêncio.


“Após ter um câncer detectado ele teria que passar pro 40 sessões de radioterapia. Seu médico pediu que ele viesse a Brasília fazer novos exames e ao retornar para Teresina, padre Herculano repetiu seus exames e para nossa surpresa ele estava dispensado das sessões e livre do câncer. Ele já estava muito preocupado pois teve quatro irmãos que morreram de câncer e atribui essa cura as orações que fez à Dom Inocêncio”, explica frei Rogério.


Em passagem pelo Piauí, Frei Rogério Soares, que acompanha o processo de Dom Inocêncio revelou a descoberta de itens e depoimentos que podem ser levados em conta no processo de canonização. Documentos estão sendo recolhidos no mundo inteiro e cerca de 40 pessoas serão ouvidas, entre bispos, padre, freiras e leigos, dos quais, muitos tiveram contato com Dom Inocêncio em vida. O processo, que será entregue ao Vaticano, deve durar mais de dois anos.


Arquivo secreto do Vaticano



Arquivo secreto do Vaticano


Novos documentos atribuídos a Dom Inocêncio foram encontrados no arquivo secreto do Vaticano e em outras inúmeras fontes em Roma. Segundo o frei Reginaldo Roberto Luiz, postulador Geral da Causa dos Santos da Ordem Mercedária, que veio de Roma para acompanhar o processo no Brasil, uma comissão histórica e um tribunal eclesiástico instalados no dia 20 de dezembro de 2016 pelo bispo dom Eduardo Zielski irão analisar os arquivos.


Membros de várias partes do Brasil como advogados e notários analisam, catalogam e digitalizam esses registos que revelam uma proximidade entre Dom Inocêncio e os Papas Pio XXI e Pio XII e sua fama de santidade.


“Não há nenhum documento encontrado no arquivo que possa ser obstáculo para comprovar suas virtudes e fama de santidade. Esses achados são uma grande pérola no nosso processo. Com certeza eles serão pertinentes para colaborar nas comprovações”, explica frei Reginaldo.


Todas as descobertas devem ser mantidas em sigilo por trazerem menções a pessoas ainda vivas. Documentos de 1939 que já se encontram no processo enfatizam a proximidade com os papas Pio XI e Pio XII, com quem Dom Inocêncio trocava correspondências e tratava de evangelização e matérias econômicas como a construção de catedrais e a sustentação do seminário.


“Nós temos diversos nomes de pessoas que relatam milagres, mas manteremos ainda dentro do sigilo os casos que serão investigados para evitar um impacto. Temos alguns que selecionamos para dar o próximo passo que é encaminhar para análise do tribunal eclesiástico. Caso seja comprovado que não há explicação científica para as curas, sejam elas perpétuas ou duradouras, é que elas serão enviadas para o vaticano”, conclui o frei.


Fonte: Rayldo Pereira/ CidadeVerde

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium