Sexta, 22 de junho de 2018
86 99956-1389

02/09/2017 ás 14h17 - atualizada em 04/09/2017 ás 22h29

267

Redação

Luzilândia / PI

Alerta: Novo golpe bancário atormenta clientes. Veja dica de precauções.
Os golpes bancários deixaram para trás somente o ambiente online e agora os estelionatários utilizam depósitos bancários falsos e até centrais de atendimento para roubar cartões de créditos.
Alerta: Novo golpe bancário atormenta clientes. Veja dica de precauções.

Os golpes bancários deixaram para trás somente o ambiente online e agora os estelionatários utilizam depósitos bancários falsos e até centrais de atendimento para roubar cartões de créditos. 



As próprias vítimas relatam as tentativas de fraude via WhatsApp e redes sociais. Em uma delas, o falsário entra em contato com o cliente do cartão de crédito, identificando-se como funcionário do banco. Ele diz que precisa confirmar com o usuário duas compras consideradas suspeitas, ao receber a resposta negativa sobre a aquisição de produtos, o golpista diz que é preciso fazer o cancelamento do cartão e que o processo deve ser feito através da central telefônica.



Uma das vítimas contou que ao entrar em contato com o suposto atendimento do banco foi informado que um mensageiro buscaria o cartão clonado na casa do consumidor. Desconfiado, o cliente pediu a identificação do suposto funcionário que acabou fugindo sem levar o cartão. 



Em outra tentativa de golpe, as vítimas são contatadas por criminosos que relatam um depósito feito de forma errada na conta da vítima através de envelopes em caixa eletrônicos. 



A Federação dos Bancos (Febraban) alertou que os depósitos realizados em caixas eletrônicos são compensados no dia útil seguinte, após conferência dos envelopes. Para ter certeza da autenticidade daquela operação, é preciso conferir o extrato bancário.



Os bancos informaram que nunca entram em contato via telefone solicitando senhas, assinatura eletrônica, códigos de acesso ou outras informações pessoais. Outra recomendação é não utilizar telefones celulares de terceiros para entrar em contato com o banco, já que os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho.



Dicas de segurança



Caixa eletrônico



Fiação aparente, respingos de cola, fita adesiva e dispositivos obstruindo a saída do dinheiro costuma indicar adulteração do caixa eletrônico. Se ele apresentar esses sinais, não o utilize e entre em contato com a Central de Atendimento.



Internet



Nunca responda e-mails ou telefonemas que peçam seus dados bancários, como número de conta, agência e senhas. Procure utilizar sempre seu computador pessoal para transações bancárias e compras. Computadores públicos ou desconhecidos podem estar infectados com vírus e programas maliciosos.



Fonte: Extra


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium